SaaS: O que é e por que utilizar essa tendência?

SaaS: O que é e por que utilizar essa tendência?

SaaS (Software as a Service) já é uma tendência no mundo corporativo, principalmente devido a seus benefícios: é capaz de aumentar o desempenho e a produtividade, reduzir custos, otimizar processos, dentre outros. Resumidamente, traz resultados! Saiba mais sobre ele e veja alguns exemplos.

SaaS: O que é e por que utilizar essa tendência?

O que é SaaS?

SaaS, ou Software como Serviço, é um termo que traduz um modelo de atuação, o de disponibilizar softwares (e outras soluções) através da Internet, como um serviço.

Ao invés de serem utilizados nos servidores da empresa contratante, é a empresa provedora que possui a responsabilidade de manter o serviço funcionando, com segurança, eficiência e precisão, em seus próprios servidores, atendendo as demandas específicas de cada negócio.

Isso ocorre graças ao armazenamento em nuvem!

Geralmente são pagos mensalmente e possuem diversos planos.

Apenas lendo sobre o conceito, a definição pode não ficar tão clara. Então vamos ver alguns exemplos:

– Netflix;

– Paypal;

– Spotify.

Os três acima são claros exemplos de SaaS. No caso do Paypal, por exemplo, após contratar a solução, os pagamentos do e-commerce são facilitados, sem a necessidade da empresa desenvolver um programa próprio para isso.

A segurança de dados e a usabilidade fica por conta do Paypal, você só precisa de acesso à Internet para usá-lo remotamente de qualquer dispositivo cadastrado.

Essa é a essência do SaaS – otimizar processos! Mas pode surgir a pergunta: “Ok, é um modelo interessante. Mas quais são seus benefícios e vantagens em comparação a outras soluções?”

Para responder essa e outras questões semelhantes, separamos as principais vantagens:

Redução de Custos

Por serem hospedados na nuvem e terem a usabilidade, segurança e afins assegurados pela empresa contratada, os custos com a implantação são baixos, se comparados a outros modelos.

Não há a necessidade de servidores ocupando espaço e gastando energia. A equipe de TI também é poupada e tem mais tempo para focar em outros projetos, pois a manutenção fica por conta da companhia que disponibiliza o programa.

A infraestrutura de sua empresa permanece a mesma, o que muda são apenas os processos trazidos com a nova ferramenta contratada.

Custo Fixo Mensal

SaaS: O que é e por que utilizar essa tendência?

Chega de pagar caro por licenças de software!

O SaaS, como dito anteriormente, possuem planos mensais, bimestrais, semestrais (varia de acordo com cada companhia), o que reduz bastante o custo inicial e permite planejar as despesas dos próximos meses assertivamente, visto que há um custo fixo mensal.

Facilidade de Upgrade

Não é necessário adicionar hardware, software ou banda larga conforme a base de usuários vai crescendo. A computação em nuvem resolve esse problema!

Downloads demorados de atualizações, novas versões, patches e coisas do tipo não acontecem com SaaS, pois tudo isso ocorre do lado do provedor.

Fácil Acesso

Basta acesso à Internet e um dispositivo eletrônico que suporte a ferramenta para utilizá-la remotamente. Mais uma vez graças ao cloud computing.

Foco no Core Business

Já que a infraestrutura interna da sua empresa não é alterada e não há dores de cabeça com manutenções, o tempo dos colaboradores é otimizado, permitindo focarem no core business.

Dentro de todo esse contexto, é óbvio dizer que SaaS é um modelo que só tende a ganhar mais espaço. Já pensou em trabalhar com ele em sua empresa?

Isso é possível e nós, da VEROIT, podemos auxiliá-lo em seus processos fiscais, contábeis e tributários, através de nosso software, o qual armazena documentos na nuvens e está sempre atualizado em relação as diretrizes legais do Brasil. Não perca tempo: facilite o compliance de seu negócio!

Entre em contato para saber mais.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *