Sped Caixa Dois

Como o SPED combate o Caixa Dois?

Você com certeza já ouviu falar na expressão “Caixa 2” em noticiários, jornais e revistas, muito provavelmente ligada à corrupção política. Mas este termo não se aplica apenas nessa situação. No artigo de hoje vamos explicar o que é Caixa 2 no âmbito empresarial e como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) pode evitar sua ocorrência.

Sped Caixa Dois

O que é caixa 2?

Caixa 2 é uma prática financeira ilegal, que se refere aos recursos financeiros que não são contabilizados ou não são declarados aos órgãos de fiscalização competentes do Poder Executivo.

A prática do Caixa 2 é uma forma de burlar os altos números de impostos e taxas aos quais os brasileiros são submetidos, tornando sua realização corriqueira no setor corporativo em diversas situações, como em pequenos comércios (açougues, mercados, etc), sindicatos, prestadores de serviços (advogados, médicos, dentistas) e políticos, que em suas campanhas usam esse “jeitinho” para escapar dos impostos. O caixa 2 é ainda utilizado pelo crime organizado como meio para lavagem de dinheiro.

Antes de tudo, é necessário saber que não emitir nota fiscal em qualquer estabelecimento comercial, ou emiti-la com valores menores ao valor real da venda são uma forma de utilização do caixa 2. É aí que entra a importância da implementação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), medida criada pelo governo para detectar e inibir fraudes.

O que é e qual a importância do SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), como parte integrante do “Plano Plurianual” de 29 de outubro de 1998 (Governo Fernando Henrique Cardoso), consistindo em um projeto que contemplava a modernização das administrações tributárias e aduaneiras.

Hoje, o serviço é responsável por promover a integração dos fiscos mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais; racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes com estabelecimentos de diferentes órgãos fiscalizadores; e tornar mais rápida a identificação de ilícitos tributários com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso das informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Sendo assim, a SPED atua para garantir a transparência das empresas, que precisarão sempre informar o faturamento, a geração de impostos e sua contabilidade. Portando, o Sistema Público de Escrituração Digital é uma forma de fiscalização online que dificulta a sonegação, as operações não contabilizadas e entre outras formas de irregularidade, assim como o caso do Caixa 2.

A Vero IT e o padrão SPED

Empresa especializada em desenvolvimento de soluções e serviços para as áreas de Controladoria Fiscal e Tributária, a Vero IT possui larga experiência na utilização dos recursos tecnológicos exigidos pelo padrão SPED e aplicação das demais regras vigentes para clientes de diversos segmentos em todo o Brasil. Entre em contato com a gente e saiba mais.

Fonte: http://sped.rfb.gov.br/

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *