Emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe

Emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe): Benefícios e Automatização

Muito importante não apenas para transportadoras, mas como também para qualquer empresa que possua frota de veículos e realize transporte cargas, o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) pode ser automatizado, trazendo inúmeras vantagens tanto para colaboradores quanto para a empresa.

No artigo de hoje vamos explicar melhor como isso ocorre. Confira!

Emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico CTe

Assim como a NFe, o Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento digital que, com finalidade fiscal, relata a prestação do serviço de transporte de cargas, seja ela feita via sistema rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário ou dutoviário.

Benefícios do Conhecimento de Transporte Eletrônico

Por se tratar de um documento digital, possui algumas vantagens. As principais são:

– redução dos custos com impressão e armazenamento de documentos físicos, os quais tendem ocupam um espaço que poderia ser usado para outra finalidade.

– agilidade nas paradas em postos fiscais de fronteira, visto que com esse documento a fiscalização ocorre de maneira simplificada e há, ainda, menos chances relacionados a erros nas informações. Ou seja, os caminhões reduzem o tempo parado nesses postos e passam mais tempo nas estradas.

Por que automatizar a emissão do CTe?

Simples: porque tornar esse processo automático é otimizar todos os processos dessa emissão.

Além de desfrutar dos benefícios já citados acima, os profissionais da área contábil/jurídica ganham muito mais tempo para focar em outras atividades corporativas do dia a dia, afinal, é automatizado.

O preenchimento manual de dados também pode ocasionar problemas devido a possíveis erros de digitação, podendo gerar autuações.

Ao automatizar a emissão do CTe, tais erros são drasticamente reduzidos, assegurando que a carga chegue ao local esperado dentro do prazo contratado, o que é fundamental para se posicionar como uma marca sólida.

Software de Automatização VERO CTe

O VERO CT-e é responsável por emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documento eletrônico para o registro de prestação de transporte de cargas, parte integrante do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), facilitando o gerenciamento dos documentos fiscais eletrônicos, e minimizando os custos de TI durante implementação da solução, sendo totalmente aderente aos requisitos da SEFAZ.

Saiba mais sobre a VERO IT e o software VERO CT-e.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *