Pedido de Prorrogação da Suspensão do ICMS

Pedido de Prorrogação da Suspensão do ICMS: saiba o que é e como facilitar o processo

A Nota Técnica NT 2015/001 apresenta as especificações necessárias para a implementação do pedido de prorrogação da suspensão do ICMS nas remessas interestaduais de produtos destinados a conserto, reparo ou industrialização após decorridos 180 dias.

No artigo de hoje você verá o que é o pedido de prorrogação da suspensão do ICMS, como funciona e como facilitar esse trâmite.

NT 2015/001 - ICMS

Sobre a NT 2015/001

O Evento criado para o Pedido de Prorrogação substitui uma petição em papel do contribuinte, frente à administração pública, por um arquivo XML assinado.

A suspensão do ICMS, nas operações de remessas interestaduais para conserto, reparo ou industrialização é válida por 180 dias, a partir da emissão da NFe, é prorrogável por mais 180 dias, mediante solicitação do Contribuinte e, excepcionalmente, pode ser prorrogada por mais 180 dias, após o encerramento do primeiro período de prorrogação, mediante nova solicitação da empresa remetente dos produtos/materiais.

O embasamento para os procedimentos pode ser encontrado no CONVÊNIO ICMS 15/74.

Pedido de Prorrogação

Após a saída com a suspensão de ICMS (nos casos previstos na legislação) havendo necessidade de prorrogação do prazo inicial previsto de 180 dias, o pedido se dá por eventos vinculados à NFe, onde são indicados o número do item e a respectiva quantidade que se pretende prorrogar.

Confira o exemplo:

Nota Técnica 2015/001 ICMS

Explicando a imagem acima, uma saída de 5 itens teve a suspensão prorrogada por 180 dias para os itens 1 e 2 nas quantidades 10 e 3, respectivamente. Em seguida, a empresa pediu a prorrogação da suspensão novamente para o item 2. Como já havia pedido a prorrogação para 3 unidades do item 2, está limitada a esta quantidade no valor da 2ª prorrogação.

Como a suspensão pode ser prorrogável por até 2 períodos de 180 dias, há dois pedidos de prorrogação: um para o primeiro período (tpEvento = 111500) e outro para o segundo período (tpEvento = 111501).

Como otimizar o Pedido de Prorrogação da Suspensão do ICMS

Pedido de Prorrogação da Suspensão do ICMS

Figura 2 – A Vero IT otimiza o envio dos Pedidos de Prorrogação da Suspensão do ICMS

O ambiente digital permite atribuir praticidade e agilidade ao pedido de prorrogação da suspensão do ICMS, otimizando todo o processo de forma automatizada.

Isso acontece através do Software de Integração Fiscal oferecido pela Vero IT, o qual pode, entre inúmeras outras coisas, gerar automaticamente todos os eventos relacionados ao pedido de prorrogação da suspensão do ICMS.

Entre em contato para saber mais sobre as soluções que os softwares da Vero IT podem oferecer à sua empresa (NF-e, CT-e, MDF-e, PIN SUFRAMA, SPED, entre outras), bem como saber sobre como o nosso Suporte atua de maneira diferenciada para preservar a sua compliance no atendimento das Obrigações Fiscais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *